PREVINA-SE

Como a quiropraxia pode ajudar no tratamento da dor no nervo ciático?

Cada parte do corpo humano tem uma função e por isso é tão necessário o cuidado contínuo com a saúde! Os nervos, por exemplo, são estruturas importantes e formadas por fibras nervosas e tecido conjuntivo, responsáveis pelas transmissões dos impulsos nervosos. A principal função desse componente é instituir o diálogo entre os órgãos motores e de sensibilidade. Tudo isso acontece por meio do sistema nervoso central.

O maior nervo do corpo é o ciático, que tem início na coluna lombar, se estende pela face posterior do quadril, desce por trás da coxa e do joelho das pernas até o dedo maior do pé. É ele o responsável pelas articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos das pernas e pés.

Quando sentimos dores nessa região, pode ser um indício de que há bastante incômodo causado por diversos fatores. Veja alguns exemplos:

·         Hérnias de disco;

·         Má postura;

·         Movimentos bruscos que causam traumas;

·         Processos degenerativos;

·         Infecções;

·         Anomalias congênitas;

·         Síndrome do piriforme e estenose do canal lombar;

·         Compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal.

Por se tratar de um problema localizado na região inferior do corpo, a dor no nervo ciático (chamada de ciatalgia) pode ser confundida com dor lombar (também conhecida como lombalgia). Para obter um diagnóstico correto do problema, é necessário ir a um especialista e realizar exame clínico para avaliação.

Para identificar se a dor é realmente no ciático, é possível verificar algumas características que podem ocorrer simultaneamente:

·         Dor que começa da coluna lombar para a parte posterior da perna;

·         Fraqueza muscular do local afetado;

·         Perda da sensibilidade da região;

·         Espasmos;

·         Formigamento;

·         Dor em um dos lados do corpo;

·         Piora da dor ao sentar ou caminhar;

·         Sensação de queimação ou pontada na área;

·         Dor no glúteo.

Tratamento com quiropraxia

A perda de parte dos movimentos é um dos principais problemas da dor no ciático. É importante, porém, observar as recomendações médicas e incluir sessões de quiropraxia.

Os métodos quiropráticos têm como objetivo restabelecer a comunicação do cérebro com a coluna, que é uma das partes principais do corpo. Dessa forma, é possível que o paciente volte a realizar suas atividades normalmente, se movimentando e tendo uma coluna saudável.

Um quiropraxista é um profissional com conhecimento das desordens do mecanismo do corpo, entendimento que pode trazer melhora em curto prazo e diversos outros benefícios a longo prazo. Quem trabalha com a quiropraxia também pode investigar as causas da dor no ciático e trabalhar para solucionar o problema. Dessa forma, há uma redução significativa na intensidade das dores.

É importante acrescentar que as técnicas quiropráticas, quando são praticadas por profissionais com habilitação na área, são seguras e têm efetividade no tratamento.

Se você mora em Bento Gonçalves e se interessou em conhecer mais sobre o trabalho que um quiropraxista pode fazer para auxiliar nas dores do nervo ciático (entre outros benefícios), entre em contato!

Bruna Romagna Rossetti

Quiropraxista – ABQ 0508

Endereço: Rua Assis Brasil, 638/01

WhatsApp: (54) 99601.0378 ou pelo link: https://api.whatsapp.com/send?phone=5554996010378&text=BrunaQuiropraxia

Você também pode gostar...

Deixe um comentário