Quiropraxia pediátrica auxilia no desenvolvimento do bebê
Quiropraxia pediátrica

Quiropraxia pediátrica pode resolver reflexos retidos

Saiba o que são reflexos retidos e como isso pode impactar no desenvolvimento infantil

Desde que nascemos, desenvolvemos mecanismos para defesa do corpo e aprendizado – eles são chamados de reflexos primitivos. Eles são respostas automáticas que ocorrem nos primeiros meses de vida de um bebê, como forma de sobrevivência, diante de estímulos realizados através do tato, audição e movimentação da cabeça, entre outros.

O que são reflexos primitivos?

São exemplos de reflexos primitivos atos involuntários que podem acontecer desde quando ele está no útero – como o posicionamento para o parto, por exemplo. Depois, podem aparecer no movimento de sucção, indispensável para auxiliar o bebê na etapa de amamentação que surge logo nos primeiros movimentos no início da vida. Esses movimentos chamados reflexos primitivos também tornam o bebê capaz de chamar atenção dos pais para uma necessidade. A presença dessas reações demonstra que o sistema nervoso da criança está saudável – e a ausência deles simboliza preocupação para os adultos.

Com o passar do tempo, o cérebro vai se desenvolvendo e os reflexos primitivos se integram.

O que isso significa?

Isso significa que o esperado é que não devam mais se apresentar após os 12 meses de idade, começando a desaparecer por volta do sexto mês de vida da criança. A partir daí, o bebê avança em outras habilidades. Essa integração é importante para a evolução, pois permite novos aprendizados.

Caso o cérebro não progrida de maneira correta, fica mais difícil que a criança aprenda coisas novas, o que é um problema para o desenvolvimento motor infantil.

As habilidades motoras são necessárias também porque contribuem para o bom desempenho da criança nos estudos. Por isso, alunos com dificuldade em aprender muitas vezes não desenvolveram essas habilidades motoras, além de muitas vezes demonstrarem deficiência nas expressões corporais.

Existem diversos motivos para que um bebê permaneça com seus reflexos primitivos retidos:

·         Demora para nascer ou prematuridade;

·         Trauma durante a infância, ou doença grave;

·         Criança abaixo do peso no nascimento;

·         Infecções crônicas no ouvido;

·         Trauma no momento do parto, como nascimento por cesárea emergencial, necessidade de aspiração, e utilização de fórceps.

Por isso, se os atos involuntários permanecerem após o primeiro ano de vida da criança, podemos cogitar que existam disfunções no sistema nervoso.

Normalmente, crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), tendem a reter os reflexos primitivos.

Hoje em dia, tem se tornado muito mais fácil realizar exames que diagnosticam o problema e indicam o tratamento ideal para que os movimentos sejam integrados ao cérebro, possibilitando a realização com mais facilidade de atividades simples.

Entre os sintomas mais comuns de crianças com reflexos retidos estão:

·         Não engatinhar;

·         Problemas de concentração;

·         Memória curta;

·         Dificuldades para ler;

·         Postura irregular;

·         Ansiedade.

Por meio da quiropraxia pediátrica, os reflexos retidos podem ter solução. Isso porque a prática ajuda o trabalho do cérebro e é capaz de integrar as reações naturais dos bebês, contribuindo para o aprimoramento das habilidades motoras, infantis, além de realizar a correção da má postura.

Busque profissionais com certificação para cuidar do seu filho. Por meio de uma avaliação detalhada, será possível identificar quais são os tratamentos ideais para ele.

Bruna Romagna Rossetti

Quiropraxista – ABQ 0508

Endereço: Rua Assis Brasil, 638/01

WhatsApp: (54) 99601.0378

Você também pode gostar...

Deixe um comentário