No mês de outubro, laços rosas e campanhas publicitárias estampam o mundo todo em busca de um único objetivo: fazer com que nós, mulheres, nos toquemos mais. Isso mesmo: o autoexame salva vidas! Além disso, a campanha visa estimular todas nós a cuidarmos mais da nossa saúde, sem deixar de ir anualmente ao médico para aquele necessário check-up.
Por isso, antes que o mês de outubro se encerre, separei alguns tópicos importantes sobre a temática! A fonte destas informações é o INCA, o Instituto Nacional de Câncer.
O que é outubro rosa?
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990 pela Fundação americana Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Quais as taxas de cura do câncer de mama?
O câncer de mama pode ser curado com mais facilidade se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.
O câncer de mama é comum no Brasil?
Sim. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.
Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?
• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
• Alterações no bico do peito (mamilo).
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Gurias, fiquem atentas aos sinais do câncer de mama.
Orientações médicas para diagnóstico do câncer de mama:
Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.
:: Em caso de alterações persistentes, busque a unidade de saúde do seu bairro para agendamento de consulta,
:: Em Bento Gonçalves, há serviços de apoio ao paciente que podem ser buscados após o diagnóstico médico. Estou falando da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, que está disponível no telefone 54 3451 4233.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma!
Bruna Romagna Rossetti
Quiropraxista – ABQ 0508
Endereço: Rua Assis Brasil, 638/01
WhatsApp: (54) 99601.0378