QUIROPRAXIA ESPORTIVA

Motoristas e dor nas costas: como resolver esta situação?

Celebramos no mês de julho o Dia Nacional do Motorista (25)! Decidi falar sobre esta categoria porque é um público que costuma sofrer bastante com dor nas costas. E por que isso acontece? Por um fator que atrapalha também pessoas de muitas outras profissões: a permanência por muitas horas na mesma posição – e que, muitas vezes, não está de acordo com a postura ideal de trabalho. Como a repetição destas situações é muito comum para um motorista, o resultado é o agravamento rápido deste quadro.

Os problemas na coluna decorrem de longas horas na direção e falta de atividade física aliadas a má postura. Além do sedentarismo interferir bastante na vida de quem costuma sofrer com dor nas costas, há outro fator bastante típico da profissão de motorista ou caminhoneiro que pode potencializar os problemas na coluna torácica: a sobrecarga de peso no momento de manusear as cargas transportadas! Já notou como você carrega objetos do chão?

Há cuidados que podem ser adotados, diariamente, para evitar as dores ou o aparecimento de danos maiores à coluna – e logo falaremos deles. Mas também há situações crônicas que precisam ser investigadas e tratadas. São exemplos delas: cifose e hipercifose (decorrentes de uma postura incorreta e curvada, resultando na aparência popularmente chamada de corcunda), surgimento de hérnias de discos e bico de papagaio, e dor crônica no cóccix, problema cada vez mais comum em razão do tempo prolongado que passamos sentados. Por isso, quando o problema já é diagnosticado, o tratamento fica mais assertivo e fácil de ser feito.

E qual a postura ideal para o motorista?

O ideal é que o motorista esteja mudando de posição com freqüência, faça pausas e movimento o corpo. A postura mais indicada para estar sob o volante é aquela que permite que as mãos o segurem sem que o ombro e coluna fiquem longe do encosto da cadeira – é essencial que a coluna esteja apoiada e ereta o tempo todo, em um ângulo próximo de 90 graus. O ideal é também que pernas e braços estejam ligeiramente flexionados (o banco deve ser posicionado de forma que os joelhos possam ficar dobrados).


A quiropraxia pode contribuir para o alívio dos sintomas?


Sem dúvidas. A quiropraxia é bastante indicada para profissionais desta área! Isso porque o tratamento é capaz de diagnosticar, tratar e prevenir problemas no sistema neuro-músculo-esquelético. A quiropraxia dá amplitude aos movimentos, diminui a rigidez e espasmos musculares. A sensação de bem-estar é garantida!
Na primeira sessão, avaliamos a situação do paciente e já podemos iniciar o tratamento. O número de sessões varia de acordo com cada caso, mas já na primeira sessão, há uma sensação de alívio. Ao longo do tempo, o bem-estar ganha cada vez mais espaço na vida do paciente. E claro: o tratamento fica completo se seguir as dicas que o profissional quiropraxista passa durante as consultas!


Algumas dicas básicas:

  • Manter as costas bem encostadas no banco, de modo que forme um ângulo de 90 graus.
  • Os braços, ao volante, devem ficar levemente flexionados.
  • As breves caminhadas também auxiliam na ativação da circulação e podem prevenir dores e lesões. Quando parar, lembre-se delas!
  • Indica-se que o levantamento de objetos seja feito com os joelhos dobrados, e não a coluna.

    Ficou interessado? Envie uma mensagem pelo WhatsApp da clínica!
    E fique ligado nas nossas redes sociais!



    Bruna Romagna Rossetti
    Quiropraxista – ABQ 0508
    Endereço: Rua Assis Brasil, 638/01 – Bento Gonçalves
    WhatsApp: (54) 99601.0378

Você também pode gostar...

Deixe um comentário